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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Jatos da FAB perseguem 21 discos voadores que invadiram o espaço aéreo nacional




Em 19 de maio de 1986, vinte e um (21) objetos voadores de formato esférico, alguns com mais de 100 metros de diâmetro, foram avistados, captados por radares da Força Aérea Brasileira e perseguidos por aeronaves civis e militares. Tais objetos interagiram com as aeronaves comerciais, em manobras arrojadas em clara demonstração da inteligência e superioridade. Num gesto impressionante, o então ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Otavio Moreira Lima, confirma os fatos, em coletiva de imprensa e coloca todos os envolvidos à disposição da mídia, num gesto de aparente abertura e reconhecimento do Fenômeno OVNI. Este episódio, que teve como palco principal os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ficou conhecido no meio ufológico como A Noite Oficial dos OVNIs.
Nesta seção, você encontrará vários artigos referentes ao impressionante caso ufológico, escrito por vários investigadores do caso, encontrará os documentos oficiais referentes ao episódio, depoimentos de testemunhas e detalhes sobre outras ocorrências registradas na mesma época.

As Primeiras Aparições

Os avistamentos começaram por volta das 18:30 horas, na região de São José dos Campos (SP), quando o controlador de voo da torre do aeroporto da cidade, o então segundo sargento Sergio Mota da Silva, avistou dois objetos luminosos, que destacavam-se no firmamento. Estas luzes se concentravam 2000m acima da cidade e próximos ao marcador externo da RWY 15, a aproximadamente 15 km da torre de controle do aeroporto. Observados ao binóculo, tais objetos apresentavam bordas definidas, com intensas cintilações multicoloridas na parte inferior. Cumprindo com procedimentos habituais de sua função, o controlador entrou em contato com outros controladores de voo em Brasília e São Paulo que confirmaram a presença dos objetos em seus radares. Toda essa comunicação foi registrada em áudios que atualmente estão disponíveis no site do Arquivo Nacional e em nossa seção 

"As 21:30Z (18:30hs) observei um foco de luz sobre a cidade no setor NW do aeródromo e dois outros focos próximos ao marcador externo. Os focos aparentavam ser do tamanho da cabeça de um palito de fósforo, predominava a cor vermelha, mas houve mudanças para amarelo, verde e alaranjado. Estavam parados. A observação foi feita com binóculo e a olho nú. O céu apresentava-se claro com 2/8 de cirrus, a N/NE existia uma camada de névoa à baixa altura " - 2S QSS BCT Sergio Mota da Silva. [Trecho Transcrito de Documentos da Força Aérea Brasileira, referentes ao caso].





 Por volta das 19 horas, o Centro de Controle de Aproximação de São Paulo (órgão que controla e orienta as aeronaves dentro da área do terminal até o momento do pouso) e o Centro de Controle de Área (órgão que monitora aeronaves em voo nas aerovias sob sua jurisdição), também registram, através de radar, três objetos voadores não identificados sobre a região de São José dos Campos (SP). Nesse mesmo horário, outro avistamento ocorria, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A estilista Sonia Grumbach, na época residente em um apartamento na Barra da Tijuca, observou durante 15 minutos um objeto voador luminoso que deslocava-se aos saltos e em grande velocidade sobre a cidade.
O avistamento dos UFOs sobre a região de São José dos Campos (SP) continou. Tais objetos permaneceram imóveis durante longo tempo. Por volta das 19:40, surgiram mais dois UFOs que também posicionaram-se acima dos primeiros, alinhados com o eixo da pista do aeroporto. Neste momento, os radares do CINDACTA captavam aproximadamente 8 alvos não identificados em suas telas.

Por volta das 20:15 hs, o Centro de Controle de Área de Brasília (ACC - BS) informa ao Centro de Operações Militares (COpM) que o operador da Torre de Controle de São José dos Campos (TWR - SJ) havia avistado luzes se deslocando sobre a cidade. As luzes, embora com predominância de cor vermelha apresentaram mudanças para o amarelo, verde e alaranjado. O operador da TWR SJ simultaneamente informa ao APP-SP, que confirma os contatos radar na área de São José dos Campos. Durante este contato telefônico, o operador de São José dos Campos, Sargento  Sérgio, testemunha e relata a aproximação de um destes objetos, que inicialmente pairava a 60km de São José dos Campos (SP), depois deslocando-se em direção à Serra do Mar, passando a aproximadamente 20 km do aeroporto da cidade. Este objeto, em particular, deixou o controlador da torre local impressionado, devido ao seu brilho e à sua beleza. Ele era visualmente maior, com bordas definidas, apresentando cor vermelho-alaranjada. O operador do APP-SP confirma a presença de tal objeto no radar.
Coronel Oziris Silva
Alguns minutos mais tarde, por volta das 21:00 hrs, um avião Xingu, prefixo PT-MBZ, aproximava-se para pouso na cidade de São José dos Campos (SP). A bordo da aeronave estava o Coronel Osiris Silva, que naquela ocasião deixava a presidência da Embraer para assumir a presidência da Petrobrás. Quando passavam próximo à cidade de Poços de Caldas, a 22 mil pés de altitude, foram surpreendidos por um chamado do CINDACTA I perguntando sobre possíveis contatos visuais com três alvos não identificados que apareciam nas telas de radar do Centro. Neste momento Oziris Silva e seu co-piloto, Acir Pereira, não avistaram nada de anormal nos céus de região, e por isso continuaram normalmente seu voo. Às 21:08 hrs, ambos observaram um objeto luminoso estacionário que de início parecia um astro normal, porém com uma forte luz amarelada tendendo para o vermelho. Ele aparentemente estava parado nas proximidades da radial 150 do VOR de São José dos Campos, o que coincidia com os relatos de testemunhas visuais anteriores e dados obtidos pelos radares. Intrigados com o avistamento, os pilotos foram autorizados a seguir em direção ao objeto na tentativa de identificá-lo, contudo não houve uma aproximação efetiva visual em relação ao UFO que com o tempo foi esvanecendo até desaparecer. Com o desaparecimento do objeto os pilotos resolveram retomar o pouso em São José dos Campos.


"Dizem que foi um salto muito grande entre a presidência da Embraer e a presidência da Petrobrás, que subi tanto que cheguei a ver disco voador. Quando nos aproximamos de São José dos Campos, a bordo do avião Xingu PT-MBZ, Brasília pediu para observarmos alguns pontos que estavam sendo detectados pelo radar, e que não estavam registrados como voos regulares dentro daquela área" - Coronel Osiris Silva


Com o desaparecimento deste objeto, os pilotos resolveram tentar uma identificação de outro objeto posicionado ao sul de Taubaté (SP). Tal objeto encontrava-se 600 metros acima do solo, a 250 Km da antena de radar de Sorocaba (SP).

  Ao todo, o Coronel Osiris Silva e seu co-piloto, Acir Pereira da Silva, realizaram quatro tentativas de aproximação. A primeira, por volta das 21:00, sob orientação do APP-SJ, resultou em um avistamento de um objeto luminoso às 21:08 hrs que desapareceu rapidamente. A segunda, ocorreu por volta das 21:15 hrs, quando a aeronave Xingu preparava-se novamente para pouso no aeroporto da cidade. O coronel e seu co-piloto observam um objeto muito brilhante na direção da cidade de Mogi das Cruzes (SP) e decidem por se aproximar do objeto. Após 15 minutos de voo, em direção ao objeto, ele desaparece. Tanto a aeronave quanto o UFO eram captados por radares do CINDACTA, em Brasília (DF). A aeronave retornava à São José dos Campos para pouso, quando ocorreu a terceira tentativa de aproximação. Desta vez o APP-SP captou um novo objeto, que foi confirmado visualmente pelos pilotos e desapareceu pouco depois. Por fim, a quarta tentativa de aproximação, ocorrida por volta das 21:30, quando sob orientação do ACC-BR, os pilotos aproximam-se e avistam três objetos luminosos, voando próximo ao solo. Após o desaparecimento destes objetos, a aeronave finalmente pousa em seu destino. Toda a movimentação do avião Xingu e dos UFOs foram monitoradas pelos radares de São Paulo e Brasília.
Às 21:11 hrs, ou seja, três minutos após o primeiro avistamento dos tripulantes do avião Xingu, foram iniciadas gravações em vídeo do radar da estação de São Roque. Às 21:30, se iniciam as gravações em vídeo dos radares da estação do Couto. Estas gravações, das estações de radar, até o momento não foram disponibilizadas pela Força Aérea Brasileira.
Caças em Ação
Com a continuidade dos registros nas telas dos radares de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiás, as comunicações se intensificam e às 21:23 hrs o Centro de Operações de Defesa Aérea (CODA) é acionado. Por volta das 21:36 hrs, o avião Xingu, de Osiris Silva avisava ao controle de São José dos Campos que objetos luminosos estavam cruzando a frente da aeronave criando riscos à manobra de pouso. Devido à isso, às 21:39 hrs, o Major Cerqueira, Chefe do CODA, determinou o acionamento da aeronave de alerta da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ).
Mais ou menos nessa instante, um novo e surpreendente avistamento ocorre em São José dos Campos. Desta vez, é observado um objeto esférico de grandes dimensões, de cor amarelada, acompanhado por outros objetos menores, também esféricos, com coloração branca. Poucos minutos depois, um objeto semelhante aproxima-se e posiciona-se próximo aos demais. No centro permaneceu o objeto de maior tamanho.
Minutos depois, o operador de radar de Anápolis, Sargento Márcio, registrou a presença de outro UFO, deslocando-se a baixa velocidade na radial 270º do VOR de Anápolis (GO). Em virtude desse registro, efetuou-se o primeiro alerta, na Base Aérea de Anapólis, precisamente às 22:11 hrs. Nos minutos seguintes, a tensão e o alerta nos orgãos de defesa aérea elevaram-se. Foram emitidas ordens para as bases aéreas de Anápolis e Santa Cruz para preparar novos caças que poderiam ser usados a qualquer momento. Também foi acionada a tripulação de uma aeronave KC-130, preparadas para reabastecer os caças em voo, caso houvesse necessidade.
O primeiro caça, um F5, com nome-código JB17, prefixo FAB4848, decola da Base Aérea de Santa Cruz, às 22:27 hrs, pilotado pelo então Tenente Aviador Kleber Marinho. O Controlador de voo guiou o piloto até a região de São José dos Campos. Por orientação do controle, o piloto desligou os equipamentos de bordo, como radar e luzes de navegação, deixando apenas o rádio ligado. O piloto iniciou buscas visuais no local indicado pelos radares em solo. Após algumas manobras próximas ao aeroporto da cidade e sobre a fábrica da Embraer, ele avistou uma luz muito forte, em direção ao litoral de São Paulo, se deslocando da direita para a esquerda. Ele indagou o controle sobre presença de aeronaves na região, ao que o controlador negou. O piloto, então, iniciou uma aproximação em velocidade supersônica e pôde estimar a altura do UFO em 17 mil pés [5186,6 metros de altura].
O piloto ligou o radar de bordo, que registrou um objeto sólido a uma distância estimada entre 8 e 12 milhas de distância [Entre 15 e 22 km de distância aproximadamente]. Este objeto apresentava-se como um plot de aproximadamente 1 cm na tela do radar de bordo, o que significa que ele deveria ter um tamanho aproximado ao de um Boeing 747. Quando estava a seis milhas de distância, o UFO parou seu deslocamento e começou a subir, sendo acompanhado pelo caça que o seguiu até 30 mil pés, quando o caça abandonou a perseguição. O objeto continuou subindo até sair do alcance do radar do caça. Dois instrumentos de bordo apresentaram problemas. O primeiro deles, o ADF [Automatic Direction Finder], que indica a direção da estação de rádio do aeroporto ou base aérea em uso, deixou de funcionar e não mostrava uma direção precisa ao piloto. O outro equipamento, o DME [Distance Measuring Equipment], que é um equipamento para medir distância, altura e direção em relação à um destino ou estação, também falhou. Estes dois equipamentos voltaram a funcionar quando o piloto abandonou a perseguição, porém, ao manobrar seu caça para retornar à Base Aérea de Santa Cruz, ambos os dispositivos voltaram a falhar. O Tenente Kleber conseguiu retornar à Base Aérea de Santa Cruz, onde chegou, às 23:37 hrs.



"Tive um contato visual e um contato com o meu radar de bordo de algo que parecia um ponto de luz, o qual estava distante 12 milhas à minha frente, distância esta também confirmada pelo radar de solo. O objeto se deslocava da esquerda para a direita, depois começou a subir". Tenente Kleber Caldas Marinho.


 Às 22:45, novos plotes de origem desconhecida surgem nas telas de radares de Anápolis (GO) no mesmo instante em que um caça Mirage F103 decola de Anápolis (GO). Este caça, nome-código JG116, prefixo FAB 4913, era pilotado pelo capitão Armindo Sousa Viriato de Freitas. Logo após a decolagem, o piloto foi orientado pelo controle de Anápolis que o guiou até os alvos registrados no radar da base. Ao todo, o piloto realizou cinco interceptações, todas elas apenas através de contato radar, mas não houve qualquer avistamento de objeto sólido ou luminoso durante o voo. Durante a missão, o controle identificava o sinal não identificado no radar e orientava o piloto para que este aproximasse do estranho objeto. Quanto o piloto aproximava-se do UFO, este movimentava-se em alta velocidade, em movimentos de zig-zag, para outro local, dificultando a aproximação. Na maior parte do tempo, a distância manteve-se mais ou menos constante, com pequenas variações para maior ou menor distância. Em dado momento, o piloto conseguiu chegar a 2 milhas de distância do alvo, embora não tenha tido qualquer contato visual. Um fato impressionante nesta abordagem é a aceleração obtida pelo OVNI, que acelerou bruscamente, distanciando-se do caça, até que o houvesse perda do sinal no radar. Em 1993, capitão Viriato concedeu entrevista ao programa Globo Repórter e declarou que tal aceleração seria estimada em MACH 15, ou seja 15 vezes a velocidade do som. Algo impossível para a época e ainda hoje não oficialmente atingida, mesmo em protótipos de aeronaves mais avançadas. Após esta estupenda aceleração e conseqüente perda de registro no radar, houveram novas captações, todas de curta duração.

"Como não tinha razão de aproximação, resolvi aumentar a velocidade até 1.350km/h, e me aproximei do objeto até 6 milhas de distância. O objeto se deslocava para a frente e se movimentava de um lado para o outro no escopo do meu radar. De repente, o ponto desapareceu no escopo do meu radar" - Capitão Armindo Viriato




 Poucos minutos após a decolagem do Capitão Viriato, outro caça F-5 [nome-código JB07, prefixo da aeronave FAB4849] decola da Base Aérea de Santa Cruz, tendo a bordo o Capitão Marcio Brisola Jordão. Após a decolagem, o controlador de voo instruiu o piloto a voar em direção à região onde os objetos estavam sendo observados. Os radares em terra indicavam a presença de 5 alvos desconhecidos aproximando-se às 12 horas (aproximando-se diretamente a frente do caça), e estavam naquele momento a 20 milhas de distância. Embora o céu estivesse completamente limpo naquele momento, não houve qualquer contato visual por parte do piloto com tais objetos. Tais objetos repentinamente passaram da posição 12 horas para posição 6 horas. Em linguagem aeronáutica isso quer dizer que os objetos que antes estavam a 5 milhas de distância à frente do caça, repentinamente se posicionaram atrás do caça, à uma distância de 2 milhas. Segundo o radar, nesse momento, haviam 13 OVNIs, realizando um voo em esquadrilha com a aeronave da FAB, numa clara demonstração de inteligência, pois seis objetos se posicionaram de um lado, enquanto sete se posicionaram de outro, voando na mesma velocidade do caça.  O piloto manobrou o caça afim de visualizar objetos, mas sem sucesso, pois em nenhum momento ele conseguiu contato visual com tais objetos.
O piloto continuou em sua missão por mais algum tempo até que observou um objeto luminoso avermelhado estático, sobre o mar, posicionado na linha do horizonte. Ele informou o controle que confirmou a presença de um objeto no radar na posição descrita pelo Capitão Jordão. Ele então tentou aproximar-se do objeto, mas sem sucesso.



 Avistamentos Diversos

Durante aquela noite, moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás testemunharam a aparição destes objetos sobre a região. Às 23:10 hs, o Dr. Silvio Giglio observou durante 20 minutos, uma formação de luzes esférica, multicoloridas, deslocando-se sobre a região do Bairro Penha, no Rio de Janeiro (RJ).

"Os pontos vermelhos e amarelos faziam trajetórias em movimento de zig-zag, sendo que os vermelhos, às vezes, tornavam-se alaranjados; os demais, verdes e azuis, mantinham trajetória em formação constante, atrás das amarelas e vermelhas, que se mexiam confundindo a minha visão no sentido de quantas realmente eram. Observei que as verdes e principalmente as azuis, às vezes, tornavam-se prateadas, com a luminosidade bem fraca" - Dr. Silvio Giglio.


 Às 23:17 hs, outro caça Mirage F-103 foi acionado para tentar interceptar os estranhos objetos. O piloto, Capitão Aviador Rodolfo da Silva Sousa, foi vetorado até o alvo, em constante comunicação com os controladores do COpM e permaneceu no ar por aproximadamente 45 minutos, não tendo qualquer registro no radar ou visual. Um ultimo caça Mirage F-103 decolou às 23:36 hs, da Base Aérea de Anápolis. O piloto, Julio Cesar Rosemberg também não avistou ou captou qualquer objeto anômalo.
Às 23:37, o primeiro caça F-5 a decolar pousa na Base Aérea de Santa Cruz. O ultimo caça pousa aos 30 minutos da madrugada de 20 de maio. Apesar do retorno dos caças, os OVNIs continuam sobrevoando vários estados brasileiros, sendo captados por radares e avistados por muitas pessoas, em regiões diversas. Uma das testemunhas foi o piloto Geraldo de Sousa Pinto, que pilotava um cargueiro Boeing 707, da Varig, e que havia decolado do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo, em direção ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). Por volta das 3 horas da manhã, o piloto recebeu uma solicitação do CINDACTA, questionando se eles tinham contato visual com algum objeto anômalo sobre a região. Espantados com o pedido, piloto e co-piloto passaram a olhar o céu com atenção e logo avistaram um objeto luminoso que acompanhou seu avião durante algum tempo.
Nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e no Distrito Federal, houveram inúmeras testemunhas visuais da presença de OVNIs na noite de 19 de maio. Uma das testemunhas foi o compositor José Dantas, que na ocasião voltava de seu escritório em Taguatinga (DF). Ele dirigia sua Kombi, quando avistou um objeto luminoso, de cor amarela. em formato de cogumelo, sobrevoando montanhas que circundam a região. O objeto não fazia barulho, emitindo apenas "uma luz muito linda e parecia pousar na terra".
Em Minas Gerais, o voo 241, da VOTEC, que decolou de Belo Horizonte para Uberlândia, também esteve às voltas com tais objetos. Os tripulantes e 27 passageiros observaram um objeto voador intensamente luminoso (cor vermelha, verde e branca), de forma arredondada, acompanhar o avião, nas proximidades de Araxá, Minas Gerais.
Embora os documentos oficiais não tenham registrado a imensa maioria destes relatos, pesquisadores civis, dentro de suas limitações, registraram inúmeros avistamentos, ocorridos naquela noite ou nas noites seguintes. Todos os casos que chegaram ao nosso conhecimento estão listadas em A Onda Ufológica de maio/junho de 1986. Fonte: http://www.fenomenum.com.br

É pois é esses acontecimentos existem desde tempos imemoriais, é claro que alguém nesse planeta sabe o que isso representa de verdade, só que não existe uma explicação de forma que todos possam entender o que é isso e porque que ocorre, sim tecnologia acima da nossa sim, o que fazem aqui? Sim qual o seu real objetivo? Moram aqui e não sabemos ou são viajantes de outros mundos a nos visitar? Se caso é uma visita qual o proposito? Proposito bom ou ruim? São muitas perguntas sem respostas. Iron Tec

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terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

O fogão a lenha mais prático de todos os tempos aprenda como fazer




Se você necessita desesperadamente de um fogão, mas não têm acesso à gás ou eletricidade, você vai adorar essa ideia. O canal do Youtube desertsun02 gravou um vídeo super legal mostrando como fazer o seu próprio fogão utilizando apenas quatro blocos de concreto!
Este projeto é muito simples e você pode reciclar blocos de cimento antigos   facilmente encontrados em resto de construção.

Essa pode ser a melhor ideia pra sua próxima viagem para acampar, basta pegar 4 blocos de concreto, algumas varas, dois galhos e aproveitar o mais prático e econômico fogão para cozinhar sem gás ou eletricidade de todos os tempos. Fonte: http://engenhariae.com.br


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Incrível uma enorme onda se choca contra uma plataforma de petroléo





Alguma vez você já se perguntou como as gigantes plataformas de petróleo no meio do oceano suportam as enormes forças das ondas que elas sofrem todos os dias? Talvez este vídeo lhe dará uma ideia do que parece ser quando um evento como esse acontece.
Você também pode perguntar por que as plataformas petrolíferas parecem estar se movimentando. Elas não devem ser ancoradas ao fundo do oceano? Esta foi a pergunta feita por uma curiosa 1911HeadBanger  na seção de comentários no vídeo no Youtube

Na verdade elas são ancoradas, porém, quando as ondas são fortes os cabos de ancoragem são soltos para que toda a estrutura se movimente ”de acordo com as ondas”. Isso impede, por exemplo, que os cabos se rompem. Fonte: http://engenhariae.com.br





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Estudantes do México criam concreto fotovoltaico que gera energia elétrica




Estudantes de doutorado do Instituto Politécnico Nacional (IPN), no México, desenvolveram um concreto fotovoltaico que tem a capacidade de gerar eletricidade quando irradiado com energia solar.
O projeto surgiu da necessidade de usar materiais de construção mais inteligentes e ecologicamente corretos, informou o IPN em um comunicado.
Na radiação solar, o México está localizado em uma posição privilegiada, assim que estados como Chihuahua, Sonora, Durango e Baja California tem mais radiação solar do que à média internacional.
Tal situação, no futuro, poderia facilitar o uso desta tecnologia na área de concreto inteligente.
Orlando Gutiérrez e Euxis Kismet Sierra Márquez trabalharam no projeto de um concreto que atende a todos os critérios estruturais para uso na construção de calçadas, pontes, lajes e muito mais.


   Mas, ao mesmo tempo, esse material tem a capacidade de utilizar energia elétrica armazenada de forma ecológica e sustentável para eletrodomésticos, carregamento de dispositivos móveis, iluminação arquitetônica, entre outros.

Professor para aulas por R$ 14,90 



O protótipo é um pedaço sólido de concreto misturado com elementos orgânicos, que permite a captação da radiação solar e gera corrente elétrica.
Orlando Gutiérrez explicou que a obtenção de nanopartículas de concreto é obtida por uma técnica chamada “moagem de alta energia”, que busca atingir partículas abaixo de 100 nanômetros.
O cimento foi misturado com outros óxidos e compostos orgânicos (perovskita) para geração fotovoltaica.
Enquanto isso, Kismet Serra materiais sintetizados para criar perovskita, subsequentemente, juntou-se com óxido de titânio usados ​​na fabricação de células Grätzel, que o utilizou como uma matriz para absorver a radiação solar.
Nesse sentido, o pesquisador e orientador dos alunos, Felipe de Jesús Carrillo Romo, afirmou que os materiais fotovoltaicos têm a capacidade de absorver energia solar e transformá-la em eletricidade. Fonte: http://engenhariae.com.br

O futuro está ai chega de ter que pagar por energia, existem muitas formas alternativas de independência de energia. Iron Tec









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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Dinossauro recém descoberto Bajadasaurus pronuspinax com moicano de chifres






Grandes carnívoros, não é mesmo? Porém, vários herbívoros também eram muito bem equipados!
Bons exemplos disso são os tricerátopos, com os seus chifres, e os anquilossauros, com as suas caudas. Também podemos acrescentar a esse time o recém-descoberto Bajadasaurus pronuspinax, que tinha espinhos. Ele pertence à família Dicraeosauridae de quadrúpedes herbívoros e caminhava sobre a Terra há 140 milhões de anos, no início do período conhecido como Cretáceo Inferior.
O crânio descoberto na Patagônia Argentina pelo Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) e pela Universidade Maimónides de Buenos Aires é a amostra mais completa de um dicraeossaurídeo.

Espinhos ainda são um mistério

O que faz o Bajadasaurus pronuspinax ser tão especial é o conjunto de espinhos existentes no pescoço. Além de apontarem para uma direção incomum, eles são muitos e podem atingir 1 metro!

“A função dos espinhos nos dicraeossaurídeos ainda é controversa. Com a descoberta do Bajadasaurus, acreditamos que será possível esclarecer algumas questões”, explica Pablo Gallina, pesquisador do Conicet.


Em um artigo publicado na revista Scientific Reports, ele e seus colegas argumentam que os espinhos do Bajadasaurus eram usados para defesa, já que são feitos de osso e cobertos de queratina, o que os torna muito mais resistentes. Eles também acreditam que, devido ao fato de os orifícios dos olhos ficarem perto do topo da cabeça, permitindo que o Bajadasaurus visse ao redor e acima, ele passou grande parte do tempo pastando.
Isso ainda explicaria a direção dos espinhos: eles protegeriam a cabeça e o pescoço do dinossauro de eventuais mordidas. Porém, outras funções seguem sendo consideradas, como regulação de calor e seleção sexual.
Sem dúvidas, ainda temos muito o que aprender sobre essa família pouco conhecida de dinossauros – muitas vezes à sombra de seus parentes mais famosos –, mas essa descoberta é um bom incentivo, concorda? Fonte: Megacurioso
   

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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

O que irá causar onda de frio nos EUA de 50º C






É esperado para os próximos dias a chegada de uma frente fria ao meio oeste dos Estados Unidos. O acontecimento é normal e esperado para essa época do ano. A novidade, no entanto, fica por conta do fato, de que a frente fria promete ser a mais congelantes dos últimos tempos, podendo chegar a temperaturas de até -50°C.
Cerca de 75% do país vai sofrer os efeitos da frente fria, e já vem se preparado para o período. O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA (NWS) informou que alguns estados irão presenciar o inverno mais frio das últimas décadas, com "temperaturas perigosas" em todo o centro-oeste do país.

Segundo a NWS, é esperando que as temperaturas cheguem a uma mínima histórica, sendo as mais baixas desde 1990. E não somente as ondas de frio, são previstas ainda fortes nevascas em Dakota, Minnesota, Iowa, Wisconsin e no norte de Illinois, provocando condições de viagens perigosas ou mesmo impossíveis.
A NWS informou, através do Twitter, que o frio extremo esperado para as planícies do norte até os Grandes Lagos, prometem temperaturas mínimas entrem -30°C e -40°C, ainda com possibilidades de rajadas geladas chegando até -50°C.
A onda de frio esperada é provocada por um vórtice polar, que é uma corrente de ar frio que gira em torno da estratosfera acima do Polo Norte, mas que teve o fluxo interrompido, e agora encaminha-se para o sul dos EUA.


As autoridades já vêm alertando os moradores, que mesmo acostumados a duros invernos, a esperar um congelamento anormal e perigoso. Muitos estabelecimentos já vêm sendo afetados pelo frio, e interrompendo as atividades por um período.
Várias cidades do centro-oeste do país já contam com centros de aquecimentos. Os governos regionais também fecharam escolas, e empresas aéreas cancelaram mais de dois mil voos de acordo com o site de monitoramento aéreo Flightaware. Grande parte deles destinados à Atlanta, onde acontece esse final de semana a final do campeonato de futebol americano, um dos maiores eventos esportivos do país, o Super Bowl. Fonte: www.fatosdesconhecidos.com.br

Raça humana desprezível cria com seu estilo de vida também desprezível o fator desequilíbrio do sistema natural do planeta, então o infortúnio para todos chegará isso é apenas uma questão de tempo. Iron Tec

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Astrônomo de Harvard acredita que uma nave extraterrestre está vindo para Terra




 Nem sempre os cientistas pensam da mesma forma. Se você acha que todos eles são sensatos e pensam de uma mesma forma, sempre prezando pela lógica. Bom, não é bem assim que as coisas acontecem. Muitas vezes, a comunidade científica entra em conflito, talvez isso seja mais comum do que você imagina.
Avi Loeb que é o diretor do Departamento de Astronomia da Universidade de Harvard é o causador do burburinho da vez. O homem acredita que a Oumuamua, um asteroide recém-descoberto é, na verdade, uma sonda alienígena. A declaração tem recebido várias críticas de seus companheiros de trabalho.


Loeb é um dos estudiosos que acreditam que os humanos são arrogantes por pensarem que estão sozinhos no universo. O estudioso também acredita que Oumuamua é uma espécie de nave alienígena que foi enviada intencionalmente para as redondezas da Terra.
O problema é que o restante da comunidade científica não parece apoiar esse posicionamento. Eles acreditam que isso não apenas é um grande equívoco, mas também um insulto as pesquisas realizadas a respeito. Essa foi a opinião de Paul M. Sutter da Universidade de Ohio.
Já o astrofísico, Ethan Siegel, disse que a declaração é um claro exemplo da ciência mal motivada e sensacionalista. O que é possível perceber é que a declaração não foi bem aceita de forma geral.


 Com cerca de 400 metros de comprimento. O asteroide não gira ao redor do sol, no entanto, não oferece nenhum risco a nosso planeta.
Pouco se sabe sobre Oumuamua, mas Avi Loeb está cético quanto a sua opinião. O estudioso disse que se alguém provar o contrário, ele imediatamente recuará sobre sua afirmação. Caso contrário, é assim que ele continuará a pensar. Alertou ainda que é preciso que os especialistas prestem mais atenção nesse tipo de objeto e claro, busquem a explicação para Oumuamua.

Sim qual o problema de existir uma nave extraterrestre vindo para Terra, próximo dela ou distante dela? Sendo que existem bilhões de galaxia com sistemas planetários enormes, e qual garantia que temos que não existe vida avançada tecnologicamente? Iron Tec


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Fiat Uno deixa Camaro amarelo na poeira





O famoso Fiat Uno com escada no teto está ficando cada vez mais famoso. Já tem algum tempo que surgem memes e piadas na internet envolvendo esse super fiat uno devido ao seu alto desempenho.
Mas, será que é verdade mesmo? Será que esse Fiat Uno é tudo que dizem? Nos vídeos abaixo você vai ver o veículo em uma prova de arrancada na cidade de Tangará da Serra, no Mato Grosso. Seu rival é o famoso Camaro amarelo, carro da Chevrolet.
Claro que o Fiat Uno foi equipado, para que sua potência fosse aumentada. Não há informações oficiais sobre os dados mecânicos, mas com toda certeza houve um grande trabalho para deixar este Uninho tão potente.
Bom, mas vamos para os vídeos, veja a disputa épica em que um Fiat Uno deixa um Camaro na poeira:






Fonte: engenhariae.com.br

Reveja seus conceitos sobre carros. Iron Tec

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Incrível Nera primeira moto elétrica criada por impressora 3D





Apenas alguns anos atrás, a impressão 3D era relativamente uma tecnologia nova. Mas hoje tem tido um grande avanço e ja está muito forte no mercado. Embora as empresas tenham noticiado os esforços para imprimir casas para uma solução para a escassez de moradias ou para a pele impressa em nome do avanço médico, uma empresa criou um protótipo que prova que o transporte pode ser a próxima evolução da impressão 3D.
A NERA foi fabricada para mostrar o potencial dessas impressoras. Note que a moto é apenas um protótipo e não está disponível para venda ao público. No entanto, há muito a ser aprendido com o próprio protótipo e ele se inclina para um potencial ilimitado na indústria.

Componentes do NERA são muito difíceis de compreender quando você percebe que tudo saiu de uma impressora, longe da tradicional linha de produção da Yamaha ou Harley Davidson.
Literalmente a partir do zero, esta motocicleta tem todas as partes impressas não elétricas, 15 no total, que incluem pneus, aro, estrutura, garfo e assento. Não são apenas as peças impressas, mas são baseadas no desempenho.


Por exemplo, os pneus sem ar com piso personalizado oferecem um design de força e suporte. Os componentes são leves mas duráveis, proporcionando uma condução suave.
Outro desenvolvimento de engenharia exclusivo do protótipo é a falta de suspensão, substituída por para-choques flexíveis. A Nera também é alimentada por um motor elétrico.


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Empreendedores suecos criaram máquina solar capaz de purificar até 600 litros de água






O casal de empreendedores suecos Annika Johansson e Greger Nilsson, juntos criaram o kit de purificação de água Greenwater, que conta com a combinação de luz ultravioleta (UV) e energia solar.
O sistema de purificação elimina da água as bactérias patogênicas, vírus, amebas e parasitas, inclusive bactérias resistentes ao nosso cloro, tudo isso de maneira sustentável. O sistema tem capacidade para filtrar até 600 litros de água por hora, o que equivale a um consumo médio diário de 80 pessoas.
Usando energia solar, o sistema dispensa o uso da eletricidade vinda da rede convencional, facilitando sua aplicação em regiões com pouca infraestrutura, sem acesso à energia elétrica, por exemplo. Além do mais, o equipamento é portátil, tornando o transporte muito mais simples e até mesmo eficiente.
“As soluções da Greenwater podem ser aplicadas em diversos contextos: desde situações críticas, como catástrofes, em que a infraestrutura de uma região é devastada, não restando qualquer possibilidade de acesso à água potável, passando por países ou comunidades carentes de um sistema de água e esgoto, até empresas que estejam buscando soluções sustentáveis e inovadoras para o tratamento, seja para a entrada (Input) ou para a saída (Output), da água”, explica Greger Nilsson, responsável pela área de desenvolvimento da empresa.



Primeiros testes
Em abril, a equipe fez os primeiros testes de campo em Ruanda, na África, com sucesso. Agora, a empresa finaliza algumas otimizações e adaptações do Kit para torná-lo ainda mais eficiente para o tipo de água daquele país, em que na qual, o mesmo deve receber 25 unidades do equipamento, que serão instaladas em escolas, hospitais, centros comunitários, dentre outros.
No Brasil
O Brasil também está no cronograma de testes da empresa. O objetivo dos fundadores é atingir dois grupos: um que é formado por comunidades carentes, como favelas, e populações que vivem em regiões afastadas dos centros urbanos. Outro que é formado pelos setores da construção civil. Fonte: engenhariae.com.br

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segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Homens voam lado a lado de um Airbus A380 em Dubai





Já ouviram falar de Yves Rossy e Vince Reffet por ai? Não? Pois bem, eles são a equipe conhecida como Jetman, que é composta por “pilotos” de roupas especiais que transformam o ser humano em uma espécie de aeronave.
A utopia da vez foi passear  lado a lado de nada menos que um Airbus A380 em uma ação publicitária da Emirates em Dubai. A paisagem da cidade claro que é incrível, mas não tem como tirar os olhos dos dois malucos, que fazem acrobacias e curvas bem perto do avião.
A altura?
Veja bem, eles estavam a 1.200 metros de altitude, um número  alto para os dois homens voadores, mas relativamente baixo para a velocidade de cruzeiro de um avião do porte.

Os homens estavam sempre a 300 metros de distância da aeronave para que nenhum acidente com a turbina pudesse vir a acontecer.
A velocidade também era controlada para que as imagens fossem feitas: enquanto o Airbus A380 consegue chegar a 907 km/h, a roupa “só” permite velocidades de até 314 km/h. Fonte: http://engenhariae.com.br





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Coronavírus - A Origem - Documentário - 2020

Título Original: My Octopus Teacher Lançamento: 2020 Gêneros: Documentário Idioma: Inglês Qualidade: 1080p / Full HD / WEB-DL Duração: 1h 25...

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