O Future Combat Air System, ou FCAS, está entrando em uma
nova fase. Foi lançado em abril do ano passado pela Alemanha e pela França, e
Eric Trappier, CEO da Dassault Aviation, com um novo contrato sendo assinado
até o final de janeiro. O objetivo seria voar um demonstrador para uma aeronave
pilotada até 2025.
O FCAS é um grande projeto, um símbolo da reforçada
cooperação de defesa entre os dois países, que deve ser reafirmada por um novo
tratado assinado em 22 de janeiro.
Além da política, os franceses e alemães pretendem
substituir suas atuais frotas de aviões de combate por um novo sistema capaz de
superar os mais modernos sistemas de defesa aérea, com uma data introdutória
por volta de 2040. Ao contrário de projetos de defesa europeus anteriores como
o Tornado ou o Eurofighter, o FCAS não se restringirá a projetar um único jato
de combate.
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Em vez disso, projetará uma estrutura de força, composta por
caças, drones, aviões-tanque, aeronaves avançadas de alerta antecipado e armas
complexas, cada uma delas ligada a uma rede comum para compartilhar informações
e reagir instantaneamente a ameaças inimigas, que se prevêem se tornarem cada
vez mais conectadas também. De fato, os radares de terra, os centros de comando
e os mísseis superfície-ar provavelmente serão conectados em rede com links
resistentes a interferências. A guerra aérea futura deve, consequentemente, ver
a rede de defesa aérea enfrentar a rede ofensiva do FCAS.
O projeto está atualmente em fase de definição e é dirigido
na França pelo general Breton, da Força Aérea Francesa. Como é um esforço
muito técnico, a agência de compras francesa de defesa, DGA, está fortemente
envolvida, sob a liderança do Engenheiro Chefe de Armamento Koffi. Ambos
estiveram presentes no fórum Innovation Défense, realizado em Paris no
final de novembro de 2018, e deram uma conferência sobre o papel da inovação no
projeto FCAS. Aqui está uma transcrição:
General Breton:
O Future Combat Air System (FCAS) deve entrar em serviço em
2040, ano que está muito distante. Portanto, é necessário ser flexível e ágil
para poder adaptar-se constantemente ao inesperado.
Uma maneira de fazer isso é usar um modelo de aplicativo
como em smartphones: você pode instalar um novo aplicativo em poucos cliques, o
que é impossível em um avião de combate porque você precisa verificar se algum
novo software não tem impacto no sistema de voo, por exemplo, enquanto esses
dois softwares precisam se comunicar juntos. O FCAS terá, portanto, de ser
arquitetado para poder integrar novos aplicativos, garantindo que eles não
consumam toda a memória ou bateria, para usar o exemplo do smartphone.
Outra maneira de inovar é através de novos usos dos sistemas
existentes: por exemplo, usando o equipamento de gerenciamento para o datalink
Link16 que equipa nossas aeronaves, podemos desviá-lo de sua função inicial
como um link de dados puro para treinamento, injetando alvos falsos para fazer
os pilotos trabalharem na reação a ser dada a eles.
Um aspecto importante da inovação no FCAS será a rede:
atualmente no Rafale, o piloto usa principalmente seus próprios sensores e
algumas das informações fornecidas pela rede. No FCAS, a proporção será
invertida. O gerenciamento da transferência de dados pela rede será feito
independentemente do piloto, que verá os dados mesclados e supervisionará o
processo.
As análises que realizamos no FCAS são as seguintes: as
missões serão mais ou menos as mesmas das missões de hoje. Ameaças, por outro
lado, terão mudado significativamente. As defesas aéreas de longo alcance e a
negação de acesso terão se espalhado, as aeronaves inimigas serão furtivas, o
inimigo terá UAVs de enxame e colaborativos, mísseis hipersônicos, manobras
terrestres/marítimas/aéreas/espaciais integradas e capacidades cibernéticas. Se
essas capacidades são prerrogativas de alguns estados hoje, amanhã qualquer
ator, mesmo um privado para o ciberespaço, terá algumas ou todas essas
capacidades.
Diante disso, o FCAS fornece uma resposta do sistema, com
diferentes componentes. Um componente de míssil de cruzeiro lidará com alvos de
alto valor. As ameaças altamente defendidas serão engajadas por aviões de
transporte remotos – com drones capazes de realizar reconhecimentos,
interferência ou até mesmo ataques. Dependendo da defesa encontrada pelo
sistema, ele enviará seus componentes rápidos ou seus componentes furtivos para
contê-lo através da adaptação.
A interceptação e a defesa AA serão realizadas por um caça
tripulado, bem como por missões especializadas [nota do editor: dissuasão
nuclear]. O piloto trará sua inteligência para o sistema e será o capitão deste
time de futebol cujos alas serão os drones e as transportadores remotos.
O primeiro círculo do FCAS consistirá, portanto, em um
Rafale evoluído que será substituído por uma nova aeronave a longo prazo,
porque há uma necessidade de mais furtividade e mais geração de energia do que
o Rafale pode fornecer. Também haverá aviões de transporte remotos que terão
que saturar a defesa inimiga, com mísseis de cruzeiro e talvez um drone de
combate.
O segundo círculo incluirá satélites, aeronaves de
reabastecimento, aviões-radar, navios de guerra e os ativos de nossos aliados,
daí a importância de padronizar os links de dados com nossos aliados.
O FCAS também poderá
ser lançado de um porta-aviões.
Para alcançar este sistema em 2040, a inovação terá que ser
realizada em três eixos: primeiro, a inovação tecnológica, a modularidade da
arquitetura do sistema e, finalmente, novas formas de operar entre o Estado, a
indústria, as PMEs e a pesquisa científica.
Na tecnologia, os grandes componentes são:
Furtividade: uma área sensível. Para dar um exemplo,
queremos remover as caudas dos futuros aviões de combate porque elas geram um
forte retorno de radar, mas mesmo se soubermos voar aeronaves subsônicas sem
cauda como o Neuron UCAV mostrou, para voos supersônicos a ausência de caudas é
um problema de controle de voo.
Maneabilidade: se você remover as caudas, perderá
manobrabilidade. Planejamos usar superfícies de controle de fluidos para
reduzir o tamanho das superfícies de controle em geral, bem como o empuxo
vetorial, mecanicamente ou por injeção de fluido.
Propulsão: precisaremos de motores novos e mais quentes com
maior capacidade de geração de energia.
Sensores: com o desenvolvimento de antenas de módulos
combinando radar, escuta, comunicação e guerra eletrônica. Para sistemas
optrônicos, estamos orientados para o multiespectral. Para ouvir, será
necessário ouvir todas as bandas, com um esforço a ser feito para as bandas
mais baixas. Precisamos de um novo design de antena com mais ganho.
Inteligência Artificial: a IA terá diversas aplicações,
desde o assistente virtual para o piloto até a adaptação da interface
homem-máquina de acordo com a carga cognitiva do piloto, por exemplo, bem como
a geração automática de planos de missão pela aeronave, com adaptação de sensores
ao ambiente operacional e manutenção preditiva. O uso de AI para explorar os
dados do sensor será enorme.
Armas: vamos precisar de novos autodiretores multimodo de
infravermelho + radar e munições que possam se comunicar umas com as outras
para trabalhar de forma cooperativa.
Aviões de transporte: com drones não reutilizáveis, de
alguns quilos a 1 tonelada, exigirão um esforço significativo na redução de
custos, na miniaturização e nos voos de enxame.
E, finalmente, conectividade: com um link intra-patrulha de
alta velocidade, mas discreto, um link de satélite de alta velocidade, ou até
mesmo links ópticos. A arquitetura de rede combinará datacenters e computação
de ponta em plataformas voando em rede avançada. A segurança cibernética será
uma questão fundamental.
Fonte: www.aereo.jor.br
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