Brasileiro inventa motor movido a ar comprimido.
Antônio Pedro Dariva o mecânico inventor
Uma invenção dessa poderia revolucionar a maneira como
usamos nossos carros. Ela veio da mente do mecânico Antônio Pedro Dariva, um
motor que funciona com ar comprimido. Ele não usa combustíveis e consegue se
auto-reabastecer! A uns 25 anos, Dariva teve a idéia de usar o ar comprimido
para mover os pistões de um motor. “O motor a combustão funciona por causa do
aumento de pressão. Então eu pensei que se usasse outro produto para provocar
essa mudança de pressão, seria possivel fazer o mecanismo funcionar, sem jogar
mais poluição no ar e sem depender do petróleo”, conta o inventor.
Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos.
A primeira patente foi obtida em 1994. Mas para chegar no nível atual de
eficiência, foi necessário investir tempo e quase todo o dinheiro que ganha
trabalhando na oficina mecânica da família, localizada em Vila Velha, região
metropolitana de Vitória.
Para aprimorar seu projeto, Dariva, que não tem formação
acadêmica, estudou o comportamento dos gases. O motor funciona com ar
atmosférico comprimido. Um cilindro, semelhante aos utilizados por mergulhadores,
é o “tanque de combustível“. Na verdade, segundo o inventor, o ar comprimido no
cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao
cilindro 75% do ar consumido.
“Até aqui,
chegamos a uma eficiência de 70, 75%. Isso significa que o motor repõe o ar
comprimido enquanto funciona, aumentando a autonomia. No futuro, com a
utilização de materiais e tecnologias mais avançadas, acredito que vamos poder
aumentar isso”, explica Dariva.
Montagem
Todo as etapas do projeto, da concepção à fundição e
usinagem das peças, foram executadas pelo mecânico, com a ajuda de alguns
amigos. “Sem eles, eu não chegaria até aqui. Teve muita gente trabalhando de
graça, de noite, para me ajudar nisso”.
O princípio de funcionamento é aparentemente simples: depois
de acionado, o motor recolhe o ar do meio ambiente e o comprime em uma câmara,
onde a temperatura chega a aproximadamente 400ºC. Neste momento, o ar se
expande, liberando a energia necessária para mover os pistões e fazer o motor funcionar.
Nesse processo, o ar se resfria rapidamente e é expelido a
uma temperatura de 10 graus negativos. “Como o ar expelido é mais frio que o
ambiente, ele pode ser utilizado como refrigeração do carro e até no ar
condicionado. Isso ajuda a proteger a camada de ozônio. Além disso, o motor
capta ar quente e poluído e devolve ar frio e filtrado para a atmosfera”,
afirma o inventor.
Como não utiliza a queima de combustíveis para gerar
energia, o motor a ar comprimido é totalmente não poluente. O óleo lubrificante
também tem um rendimento superior, podendo durar até quatro anos, porque não se
contamina com resíduos da combustão.
Potência
Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que
foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas,
realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana
de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil
RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros – sendo 8 ativos e 2 para
reabastecimento – com potência de 70 Hp a 4 mil RPM.
Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um
cilindro de 24 metros cúbicos, igual aos usados por veículos movidos a gás
natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. “Como ainda não alcançamos
100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso
recalibrar o cilindro”, explica.
Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série
desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de
recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. “Com a ajuda de
investidores, será possível tornar esse sonho realidade”, afirma Dariva.
Infelizmente interesses ocultos bloqueiam essa invenção de se tornar acessível ao povo.
Mas com toda certeza ainda iremos ter acesso a essa tecnologia.
Iron Tec
0 comentários:
Postar um comentário