Errou por 65 toneladas e 12 metros de comprimento quem
pensou que A380 é o mais pesado e maior avião do mundo. O Antonov
AN-225 é capaz de decolar com um peso máximo de até 640 toneladas.
Criado ainda nos tempos da antiga União Soviética, o
AN-225, também chamado de “Mriya” (“Sonho”, em ucraniano).
A origem do super avião está ligada ao programa
espacial soviético, que no início dos anos 1980 corria para alcançar os avanços
descobertos nos Estados Unidos. Então, naquele tempo a Nasa havia iniciado uma
série de voos regulares ao espaço com os novíssimos ônibus espaciais, veículos
desenvolvidos em década anterior e que podiam ser recuperados após as viagens
orbitais e lançadas novamente em outras oportunidades.
Em terras norte-americanas, os primeiros testes
aerodinâmicos e voos nos anos 1970 com os Space Shuttle foram
realizados com a ajuda de um Boeing 747-400 adaptado para carregar o veículo
especial na parte superior da fuselagem, no que foi um dos maiores espetáculos
da aviação. Para desenvolver o modelo na URSS seria necessário aplicar a mesma
técnica, mas o país não possuía uma aeronave capaz de carregar o “Buran”, como
foi batizado o primeiro ônibus espacial soviético.
Como estava envolvida no programa espacial soviético, a
fabricante ucraniana Antonov propôs então ampliar o design básico do Ruslan,
acrescentando anéis de extensão na fuselagem e aumentando a envergadura das
asas para instalar mais dois motores turbofan, cada um com 23,4 mil kgfm de
empuxo.
Com as tais modificações, os engenheiros então
concluíram que seria possível transportar o Buran sobre a fuselagem daquele que
seria o maior e mais pesado avião do mundo.
O 1º protótipo voou em 21 de dezembro de 1988 e no ano
seguinte a enorme aeronave seria apresentada junto ao Buran com orgulho
pelos soviéticos em shows aéreos pela Europa, como no ‘Paris Air Show’, deixando
todos os expectadores impressionados diante do maior avião do mundo e seu
companheiro “espacial”.
Com o AN-225 concluído, o programa espacial soviético pode
continuar com o desenvolvimento do Buran e começou a a progredir. Foram
realizados 24 voos de teste com o Buran acoplado ao AN-225.
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