Ponte impressa em 3D
Engenheiros da Universidade Tsinghua, na China, inauguraram
a maior ponte de concreto do mundo construída inteiramente pela técnica de
impressão 3D.
A ponte para pedestres tem 26,3 metros de comprimento, 3,6
metros de largura e um vão livre de 14,4 metros.
A estrutura foi inspirada na antiga ponte Anji, em Zhaoxian,
com uma estrutura de um único arco para suportar a carga.
Antes do processo de impressão da ponte, um modelo físico na
escala 1:4 foi construído para realizar o teste de falha de estrutura, que
provou que a resistência da ponte pode atender aos requisitos de carga para
suportar pedestres lotando toda a ponte.
O sistema de impressão 3D de concreto foi desenvolvido pela
equipe do professor Xu Weiguo, que automatiza todo o processo, do projeto
arquitetônico até a composição do material e sua aplicação no canteiro de
obras.
Os materiais de impressão são todos materiais
compósitos formados por misturas de concreto e fibra de polietileno em
várias proporções.
Segundo o engenheiro, o sistema tem três pontos de inovação
principais, suficientes para lhe dar a "posição de liderança neste campo
internacionalmente".
A primeira é a ferramenta de impressão que vai no braço do
robô, que evita a obstrução no processo de extrusão e o colapso durante o
empilhamento das camadas de concreto. A segunda é a integração total do
sistema, partindo do projeto arquitetônico digital até a geração do caminho de
impressão, o bombeamento de material, o movimento da ferramenta de impressão e
o movimento do braço do robô. A terceira é uma fórmula única do material de
impressão, um concreto pastoso com uma reologia estável.
A ponte inteira foi impressa por dois braços robóticos em
450 horas e custou apenas dois terços do orçamento para a mesma ponte ser
construída pelas técnicas convencionais graças à eliminação de formas, barras
de reforço e materiais de sustentação.
A ponte consiste de três partes: a estrutura do arco, os
corrimãos e as calçadas. A estrutura principal contém 44 unidades de concreto
impressas em 3D vazadas no tamanho de 0,9 x 0,9 x 1,6 metro. Os corrimãos e o
pavimento também foram divididos em 68 e 64 unidades para impressão,
respectivamente.
A ponte recebeu um sistema de monitoramento em tempo real
incorporado, incluindo sensores de tensão de fios vibratórios e um sistema de
monitoramento de deformação de alta precisão, que irá coletar dados de força e
deformação da ponte em tempo real.
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Iron Tec
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