Contra um céu azul claro, um disco voador que parece notavelmente semelhante a duas placas empilhadas umas sobre a outra subitamente se eleva no ar. Avançando rapidamente, à medida que o objeto passa, é quase impossível não sentir subitamente um parentesco com o piloto Kenneth Arnold. No entanto, ao contrário de Arnold e seu famoso avistamento de UFOs de 1947 , esse objeto voador é identificado. Esta é a ideia do engenheiro romeno Razvan Sabie e do aerodinamicista Iosif Taposu, que afirmam ter desenvolvido um disco voador totalmente funcional.
ADIFO
Sem dúvida, o Objeto Voador All-Direcional, ou ADIFO, se parece exatamente com um disco voador estereotipado. No entanto, os criadores do ADIFO dizem que a inspiração para a sua aeronave de formato único não vem da tradição dos UFOs. Em vez disso, eles dizem que o disco é projetado para imitar a seção transversal de trás do aerofólio de um golfinho.
Em sua primeira entrevista à mídia americana, o inventor Razan Sabie disse que o ADIFO não é obra da audaciosa ciência maluca. "A aerodinâmica por trás desta aeronave é o resultado de mais de duas décadas de trabalho e é muito bem fundamentada em centenas de páginas e confirmada por simulações de computador e testes de túnel de vento", explicou Sabie. O parceiro de Sabie é Iosif Taposu, ex-cientista sênior do Instituto Nacional de Pesquisa Aeroespacial da Romênia, e chefe de Aerodinâmica Teórica do Instituto Nacional de Aviação. No papel, a dupla não parece ser um par de engenheiros ou hobistas desonestos.
Operando como um quadcopter, ADIFO lida com "manobras de decolagem, pouso e baixa velocidade" através de quatro ventiladores de dutos. Um par de motores a jato localizados na parte traseira do disco voador fornece impulso horizontal. Sabie diz que o sistema de propulsão dupla pode vectorar individualmente, proporcionando ao ADIFO um alto grau de agilidade durante o vôo nivelado. O design diferenciado do ADIFO é um par de bicos de empuxo lateral localizados em cada lado do disco, que permitem que o disco se empurre rapidamente para os lados em qualquer direção, ou gire rapidamente durante o vôo.
Sabie e Taposu revelaram um protótipo operacional do ADIFO neste sementre. Segundo Sabie, um modelo em escala real do disco voador representaria "um novo e revolucionário paradigma de voo". Sabie alega que a forma incomum do ADIFO "é 'natural' para vôos supersônicos".
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Ele disse que o projeto deve "reduzir as ondas de choque". na superfície do disco ”evitando assim a ocorrência de estrondos sônicos durante o vôo transônico. Ele acredita que o disco será capaz de "transições laterais repentinas e guinada súbita", além de "transições suaves durante o vôo subsônico ao supersônico".
De acordo com seu guia de mídia, "o único limite para manobrabilidade é a imaginação do piloto". Mas antes de você reservar seu voo em um disco voador, é importante lembrar que este não é o primeiro invento da humanidade com esse tipo de tecnologia.
Outros discos voadores
Em 1932, outro engenheiro aeroespacial romeno, Henri Coanda, é creditado como sendo a pessoa a desenvolver um protótipo de disco voador em pequena escala. Doze anos antes de um disco voador supostamente ter caído em Roswell, Novo México, em 1936, Coanda conseguiu até mesmo obter uma patente para seu “dispositivo propulsor”. Infelizmente, nenhuma versão em grande escala do dispositivo, que pretendia voar através do o uso de gases de alta pressão que flui através de um sistema de ventilação em forma de anel já foi construído. Em vez disso, Coanda teve que se contentar em ser eternamente conhecida por descobrir o "Efeito Coanda" - a física por trás da razão pela qual uma bola de pingue-pongue giratória pode ser suspensa por um fluxo diagonal de ar.
Anos mais tarde, a tentativa mais notável de desenvolver um disco voador feito pelo homem veio no final dos anos 50, com o projetista de aviões britânico John "Jack" Frost.
Financiado pela Força Aérea dos Estados Unidos, a visão inicial de Frost era uma aeronave semelhante a um caça em forma de disco que seria capaz de atingir velocidades superiores a Mach 3,5 e atingir altitudes de 30 mil metros. Chamado de Y-2 “Flat Riser”, Frost acreditava que ele poderia alcançar a sustentação e o impulso usando o Efeito Coanda do escapamento produzido por um único “turborotor”.
Operando sob o codinome da Força Aérea "Projeto 1794" após três anos de projeto e testes, os resultados foram um protótipo Y-2 que pegou fogo três vezes e depois de um teste de 1956, onde o motor a jato Viper "correu selvagem", mesmo o a equipe estava com medo do veículo.
Em 1958, Frost desmantelou o Y-2 e decidiu tentar criar um disco voador menor, apelidado de "Avrocar". Não mais um lutador de alto vôo, o Exército dos EUA ansiosamente comprou a idéia, considerando que o Avrocar seria o último.
Infelizmente, o Avrocar também teve sérios problemas de controle de vôo. Como disse o piloto de testes da NASA Ames Fred J. Drinkwater III , “voar o Avrocar era como tentar se equilibrar em uma bola de praia". ”Em 1961, depois de determinado voo acima de 30 mil metros era perigoso se não quase impossível e o financiamento para o Avrocar foi cancelado.
Desde o fim do Avrocar, alguns outros fizeram afirmações de que haviam projetado um disco voador real. O engenheiro Paul Moller passou quase 50 anos tentando desenvolver um, mas ainda não cumpriu a promessa de um aerodeslizador de estilo voador a preços acessíveis, o Moller M200G Volantor. Desde que, claro, você não conte com as naves alienígenas com engenharia reversa que o governo americano pode ter escondido na Área 52, isso deixa o ADIFO como única reivindicação do primeiro disco voador terrestre do mundo.
Deixando as reclamações de lado, Sabie avisa o atual protótipo da ADIFO, "é um modelo muito básico do que temos em mente", chamando-o de "o pico do iceberg", para o que eles pretendem fazer. Em vez dos propostos motores a jato, o atual protótipo ADIFO atinge o empuxo usando dois pequenos ventiladores elétricos. Sabie diz que o próximo estágio de desenvolvimento envolverá a realização de simulações mais complexas, testes de túnel de vento e desenvolvimento do sistema de controle para demonstrar que o disco será capaz de viajar a velocidades transônicas e supersônicas.
Até agora, a Sabie indicou um importante fabricante de aeronaves, duas entidades governamentais e mais de 10 possíveis parceiros e fundos de capital de risco se manifestaram para manifestar interesse no ADIFO, embora a Motherboard não tenha sido capaz de verificar independentemente essas alegações. Com o protótipo sendo concluído usando fundos pessoais, "para prosseguir, precisamos de parceiros", disse Sabie. No momento, o que eles fizeram foi um quadcopter glorificado, ainda que com recursos que quadcópteros atuais não tenham.
Dado o passado conturbado dos discos voadores, a lógica sugere que as chances da aviação revolucionária do ADIFO pde não ser particularmente boa. É claro que, ouvindo a confiança de Sabie no que o ADIFO é capaz, não se pode deixar de imaginar o que alguém como o governo dos EUA, com bilhões e bilhões de dólares à sua disposição, já poderia ter escondido na terra dos programas classificados. E mais. É difícil negar que as alegadas capacidades do ADIFO tenham semelhanças notáveis ??com alguns dos UFOs que os pilotos da Marinha dos EUA têm afirmado recentemente ter encontrado na costa americana.
Fonte: Vice.com, Canal João Marcelo e Tunguska Legendas
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