Um Super Caravelle da TAE, semelhante ao protagonista de um dos mais importantes casos da Ufologia Espanhola
Créditos: Arquivo
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Aconteceu em 11 de novembro de 1979 o caso que é considerado um dos mais importantes já ocorridos na Espanha. Um jato Super Caravelle, da extinta companhia aérea TAE, decolou normalmente às 22h47 do Aeroporto Sant Joan, em Palma de Mallorca, com destino a Los Rodeos, em Tenerife. Havia 109 passageiros a bordo e o comandante era Javier Lerdo de Tejada, com 14 anos de experiência e mais de 8.000 horas de voo, acompanhado pelo copiloto Ramón Zuazu, com experiência de 3.000 horas de voo.
O avião sobrevoava a ilha de Ibiza, quase no meio do Mediterrâneo, quando
receberam um sinal no canal de emergência do rádio. O controle aéreo de El
Prat, Barcelona, avisou sobre um possível voo próximo deles e o comandante
apagou as luzes da cabine para ver melhor. Foi nesse momento que a tripulação
observou luzes vermelhas ao lado esquerdo da aeronave, parecendo se aproximar a
grande velocidade. Tejada realizou uma série de contatos com o controle de
Barcelona, pedindo confirmação de tráfego aéreo nas proximidades, porém foi
respondido que não havia qualquer sinal de outras aeronaves nas proximidades.
As luzes vermelhas se aproximaram, subindo e descendo, no que foi descrito
pelas testemunhas como comportamento inteligente. O piloto decidiu subir para
cerca de 8.400 m e com o aumento da velocidade do Super Caravelle parecia que
havia deixado as luzes para trás. Contudo, as luzes vermelhas tornaram a se
aproximar, agora diante do avião, como se o perseguissem. Nas gravações das
comunicações via rádio, disponíveis nos links abaixo, percebe-se que esse foi o
momento mais tenso de toda a ocorrência. Tejada decidiu então realizar um pouso
de emergência em Valencia, no aeroporto de Manises, daí resultando a designação
pela qual essa ocorrência ufológica ficou conhecida.
Mesmo com a mudança na rota o UFO continuou seguindo o avião
e suas luzes vermelhas puderam ainda ser vistas pairando sobre o aeroporto de
Manises por um bom tempo. O chefe de segurança do local, Salvador Tomás,
admitiu tê-las visto e as investigações revelaram que também foram testemunhas
várias pessoas do serviço do aeroporto, técnicos da torre de controle e mesmo
militares da Base Aérea de Manises. Um caça Mirage F-1 foi lançado a partir da
Base Aérea de Los Llanos, em Albacete, e seu piloto igualmente observou as
luzes sobre Manises. O UFO acabou seguindo rumo norte e o caça o perseguiu até
Zaragoza. Ali o piloto recebeu permissão para superar a velocidade do som e por
alguns segundos o piloto pôde observar o formato de sino do UFO. Este,
entretanto, subitamente acelerou com velocidade impressionante e desapareceu. Fonte: ufo.com.br
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