Big Boy foi a maior locomotiva já construída até hoje. Pertencia
a Union Pacific Railroad. As locomotivas foram construídas entre 1941 e 1944
pela empresa americana Locomotive (Alco).
Estas incríveis máquinas tem 26 m de comprimento, somando 40, 47 m
se contando a grande fornalha, 3,4 m de largura, 4,94 m de altura e peso de
345,637 toneladas. Foram produzidos 25 Big Boys que foram as únicas locomotivas
a ter a configuração 4-8-8-4 (arranjo da rodas).
As Big Boys foram projetadas para viajar com estabilidade a
100 km/h, mas operavam bem abaixo da velocidade em viagens com cargas. O pico
de potência era alcançado por volta dos 56 km/h; efetivo de tração ideal,
atingido a 16 km/h.
Com a chegada das locomotivas com motores diesel e de
turbinas-elétricas de gás, por volta de 1960, ocorreu a aposentadoria dos Big
Boys.
O último trem puxado por um Big Boy terminou sua temporada
em 21 de julho de 1959. A maioria foram armazenados até 1961, e 4 permaneceram
na condição operacional em Green River, Wyoming até 1962.
Hoje, muitas locomotivas a vapor Big Boys estão preservadas
nos museus dos Estados Unidos. Todas, exceto as de numeração 4005 e 4017 estão
em local aberto.
O Museu do Transporte de Forney em Denver, mudou a 4005 para
um edifício em janeiro de 2001. Já a 4017 agora está em um galpão climatizado
no museu em Green Bay. Não há Big Boys em operação, mas a Union Pacific
anunciou no final de 2012, o interesse em obter a Big Boy 4014 e restaurá-la à
condição operacional.
Quer ajudar o Blog e
mantê-lo funcionando e ativo?
Clique nas propagandas
que aparecem pelo blog, espere abrir e feche novamente!
15 segundos do seu
tempo, é importante para o blog continuar funcionando!
OBRIGADO PELA AJUDA!
Iron Tec
0 comentários:
Postar um comentário