A Europa está a sofrer, esta semana, a segunda vaga de calor deste verão.
Temperaturas superiores a 40 ºC (grau Celsius) em grande parte do continente obrigaram a medidas especiais, incluindo restrições de tráfego.
Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália, Luxemburgo, Reino Unido e França estiveram entre os países mais afetados pelo calor de quarta-feira. Tudo indica que esta quinta-feira os termómetros vão continuar com valores muito acima do normal.
"Se observarmos os indicadores que monitoram as vagas de calor desde 1947, vemos que nos últimos 30 anos houve três vezes mais vagas de calor do que nos 40 anos anteriores. Portanto, a frequência aumentou claramente e deve continuar assim nas próximas décadas," afirma o meteorologista da Meteo France, Patrick Galois.
A Holanda e a Bélgica divulgaram temperaturas recordes na quarta-feira.
Esta quinta-feira, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Suíça, podem atingir temperaturas superiores a 40 ºC. Em Portugal, quase duas dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda e Bragança apresentam um risco máximo de incêndio.
O risco de exposição à radiação ultravioleta é muito elevado em todo o território nacional, com exceção dos distritos do litoral norte.
Com exceção dos distritos do litoral norte, existe um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) em todo o território português.
Fonte: Euro News
Fonte: Euro News
0 comentários:
Postar um comentário