Google Lens: a ferramenta que vai transformar a câmera de seu celular em um campo de pesquisa
O Google está prestes a dar um grande passo na forma como as pessoas fazem busca por informações na internet. O nome desse passo é: Google Lens.
Anunciado na Google I/O, conferência anual de desenvolvedores, a empresa mostrou como o Google Lens funciona.
De forma simplificada, o Google Lens é um buscador via câmera do celular. É uma nova inteligência artificial que capacita a câmera de um smartphone Android a ler e interpretar tudo o que estiver sendo apontado.
A novidade foi apresentada pelo CEO do Google, Sundar Pichai. A ferramenta estará disponível no Google Assistant e no Google Photos em breve.
Sundar Pichai apresentou alguns exemplos de uso do Google Lens para facilitar o entendimento:
Se uma pessoa mirar para um estabelecimento comercial na rua, aparecerão na tela as informações do local, como avaliações, horários de funcionamento e comentários de usuários.
Se o item for uma flor, o Google Lens irá fornecer informações sobre a espécie da planta ou se há floriculturas próximas.
Se a pessoa aponta para um código de barras com credenciais de uma conexão WiFi, o smartphone será conectado à rede automaticamente.
A integração do Lens com o Assistant também será uma boa ferramenta para traduções.
Na apresentação, a câmera do celular foi colocada em frente a uma placa com informações escritas em japonês. Ao apertar no ícone do Lens e perguntar “o que isso quer dizer?”, o Assistant traduziu o texto.
Sundar Pichai mostrou também que os algoritmos do Google possuem tecnologia para melhorar automaticamente a qualidade das fotos.
Os exemplos mostrados foram:
Se você fizer uma foto de um jogo de baseball através de uma grade, o Google pode automaticamente remover a grade da foto e deixar a imagem mais limpa para facilitar a pesquisa;
Se você fotografar com baixas condições de luz, o Google pode automaticamente realçar os detalhes da foto pra que ela fique com uma melhor qualidade.
Como o Google Lens deve impactar no Marketing Digital
Já pensando em algumas possibilidades futuras, o Google Lens tem potencial de alterar algumas coisas bem importantes, tanto no comportamento do usuário como na forma de fazer Marketing Digital.
Dois pontos importantes que identificamos são:
A forma como as pessoas pesquisam na internet vai mudar drasticamente
Com o Google Lens, cada vez mais as pessoas irão apontar para objetos para que o buscador identifique o que é e forneça informações sobre o assunto.
Isso deverá impactar em todo o trabalho de SEO, pois as pessoas não buscarão mais por meio de palavras e sim por meio de imagens.
Como o Google costuma dizer, o principal fator de ranqueamento é um bom conteúdo, um resultado que cumpra a expectativa do usuário.
Isso causará um alto impacto em SEO futuramente. E é bom que você esteja preparado para se atualizar de acordo com as novas tecnologias!
As avaliações se tornarão mais importantes do que nunca
Já vivemos na era das avaliações. Seja para comprar um livro, assistir a um filme no Netflix ou escolher um restaurante para almoçar, é natural que as pessoas procurem por avaliações para evitar que haja uma experiência frustrada.
Com o Google Lens, as avaliações serão ainda mais fundamentais para negócios locais. Será natural que a pessoa passe em frente do estabelecimento, veja a avaliação e decida rapidamente se irá entrar ou não.
A ideia de que um bom marketing começa com um bom produto/serviço vai estar mais evidente do que nunca.
O Google não anunciou quando o Lens estará disponível no mercado, apenas disse que “chegará em breve”.
E você, o que achou do novo produto? Identificou algum outro fator importante que será impactado pelo Google Lens na forma de fazer Marketing Digital? Conte nos comentários!
Se você quiser conhecer outras ferramentas do Google para usar no Marketing Digital, baixe agora o eBook Ferramentas do Google para empresas.
0 comentários:
Postar um comentário