Divulgando espiritualidade, filmes, documentários e mistérios, apoiando o meio ambiente a tecnologia, ciência, notícias e história de todos os tempos.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Rio de Janeiro em alerta com a umidade do ar chegando a 12%




Da Agência Brasil


Rio de Janeiro A umidade relativa do ar chegou a 12% no bairro de Jacarepaguá, zona norte do Rio de Janeiro. A média da cidade ficou em 27% durante o dia. Segundo o meteorologista Lúcio de Souza do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o inverno do ano passado à umidade não chegava a um nível tão baixo.


Outro ponto da cidade que também registrou uma baixa umidade foi o bairro da Vila Militar na zona oeste. Já no Forte de Copacabana na zona sul, a umidade ficou em 30%.

Mesmo com a baixa umidade, a Defesa Civil do município não divulgou alerta. Para a Organização Mundial de Saúde, é considerado estado de atenção quando a umidade do ar é inferior a 30%, estado de alerta com menos de 20% e emergência quando a umidade baixa de 12%.

O meteorologista explicou que a espessura da massa de ar quente que está sobre todo o estado, faz a temperatura aumentar e a umidade do ar diminuir. De acordo com Lúcio de Souza, somente na próxima segunda-feira (29) uma frente fria deve chegar ao Rio e mudar o tempo.

Leia também: Europa com calor de 40 ºC
Leia também: Califórnia sofre riscos de sumir do mapa

No inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.

O que você precisar fazer:

Você sabia que o ar seco faz as vias aéreas trabalharem ainda mais? Isso ocorre porque a mucosa nasal precisa umedecer o ar para que as trocas gasosas no pulmão mantenham certa quantidade de água. 
Quando o tempo está muito seco, as vias respiratórias fazem um esforço maior. Com isso, as defesas do corpo diminuem. Assim surgem as viroses, alergias, inflamações por bactérias, rinites (inflamação da mucosa do nariz que atinge cerca de 25% da população brasileira, segundo a OMS), sinusite (nos seios da face), asma...
Veja, a seguir, algumas dicas para umidificar o ar em sua casa e aliviar os problemas respiratórios.

1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.
2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.
3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.
4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.
5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.
6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.
7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa. Há no mercado diversos modelos ¿ silenciosos e que economizam energia.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Coronavírus - A Origem - Documentário - 2020

Título Original: My Octopus Teacher Lançamento: 2020 Gêneros: Documentário Idioma: Inglês Qualidade: 1080p / Full HD / WEB-DL Duração: 1h 25...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivos do Blog