Reportagem originalmente publicada no Caderno Paulista em
março de 2012
Ao longo dos anos, a população se acostumou a ver diferentes
visuais das viaturas de polícia na cidade de São Paulo, com variações de
modelos, cores e estilos. E certos modelos marcaram de maneira particular
algumas épocas e tornaram-se ícones das forças públicas. Esses foram
preservados tanto pela Polícia Militar como pela Civil e hoje são motivo de
orgulho por ajudar a contar a história das corporações em museus.
Na década de 50, a
Polícia Militar usou até Jeep Willys com motor quatro-cilindros e tração 4×4
para o transporte de oficiais. A mudança mais significativa na imagem dos
veículos militares, entretanto, ocorreu nas décadas de 60 e 70, quando as
viaturas ganharam as cores laranja solar e preta, tradicionais durante o regime
militar.
Entre os modelos mais característicos da época está o
Corcel, que atuava nas rondas ostensivas especiais e que fazia o policiamento
do sistema tático móvel, assim como a Veraneio, modelo que acabou por se tornar
um dos símbolos da repressão nos anos da ditadura.
Era comum também o emprego descaracterizado do utilitário da
GM, sem pintura policial e com placas que então eram amarelas. Mas ninguém
tinha dúvida sobre a atividade dos quatro homens à paisana a bordo de uma
versão geralmente standard do utilitário.
Com 2 toneladas e
5,16 metros, ela nunca foi campeã de estabilidade e exigia doses iguais de
perícia e coragem por parte de seus motoristas. “O modelo da Chevrolet também
foi muito usado pela Rota, devido ao amplo espaço interno e à versatilidade”,
diz o capitão Cássio Araújo de Freitas.
Outro automóvel utilizado em larga escala foi o Fusca. Por
ser econômico e fácil de ser conduzido, a “baratinha”, como ficou conhecido,
predominava na frota da Polícia Militar. Um dos últimos modelos a ser
incorporados às garagens da PM foi o de ano 1986 movido a álcool, devidamente
pintado de cinza e branco, que eram as cores padrão daquela força.
O carro foi utilizado desde a década de 60, inclusive na
Guarda Civil. “A corporação dava preferência ao Fusca, pois sua manutenção era simples
e barata”, afirma o capitão Freitas. “Quando um Fusca quebrava no meio da
estrada, era fácil encontrar alguém que soubesse consertá-lo, pois tinha
mecânica simplificada.”
Se o Ford Corcel representou uma evolução em relação ao
Fusca, o Opala pode ser considerado um ícone. Ele trazia porta-munição e
porta-arma no console central, além do porta-cassetete bem embaixo do cinto de
segurança. Também podia transportar presos ou vítimas, já que a grade divisora
podia ser aberta.
Na frota atual, a
Chevrolet Blazer pode ser considerada o modelo mais utilizado. Ela conta com
motor quatro-cilindros, porta-metralhadora na parte traseira e sinalizador com
leds. Mas, com o aumento da oferta de utilitários esportivos no mercado, ela já
começa a perder terreno. “A Toyota ganhou a licitação mais recente e nossa
frota já conta com 40 Hilux”, diz o capitão Freitas, ressaltando que essa é
primeira vez que a Rota adota um veículo de outra marca. Segundo ele, são ao
todo sete programas de policiamento, como o escolar e o ostensivo, e as
demandas são diferenciadas. Essa é a explicação para o uso de Fusca e a frota
atual escolar composta de Chevrolet Classic.
Nem todas as viaturas mostradas nesta reportagem estão
expostas, o que deve acontecer futuramente, segundo o capitão Sérgio Marques,
porta-voz da Polícia Militar paulistana.
A Polícia Civil também conserva seu acervo de viaturas, e
tem em comum com a PM a Veraneio e o Fusca. “Eles eram mais utilizados na
década de 70, mas havia ainda Rural, Jeep Willys e VW Variant”, diz o delegado
Miguel Affonso de Castilho, professor da Academia de Polícia. Já o sedã Dodge
Dart, com seu motorzão V8, era privilégio da diretoria.
Na década de 80, a
frota foi substituída pela primeira geração de Gol, Voyage e Santana.
Fonte: quatrorodas.com.br
Tecnologia da dos carros antigos usados pela nossa polícia, é bom relembrar que essas viaturas eram eficientes em sua época. Iron Tec
Quer ajudar o Blog e
mantê-lo funcionando e ativo?
Clique nas propagandas
que aparecem pelo blog, espere abrir e feche novamente!
15 segundos do seu
tempo, é importante para o blog continuar funcionando!
Compartilhe !!
OBRIGADO PELA AJUDA!
Iron Tec
0 comentários:
Postar um comentário