O Eurotúnel é o túnel
submarino mais longo do mundo, com 50,5 km de comprimento, sendo que 37,9 deles
estão debaixo do mar do Canal da Mancha, ligando a França à Inglaterra.
Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns
adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994.
É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de
Seikan, com 53,85 km (23,3 por baixo domar) que liga as ilhas de Hokkaido e
Honshu no Japão e pelo Túnel de base de São Gotardo, em construção na Suíça,
com 57 km.
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000
trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois
lados.
Foram usadas grandes máquinas tuneladoras TBM, (tunnel boring machine).
Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a
terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos
foram escavados só do lado inglês
O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois
principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é
servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens
transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da
manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de
emergência em caso de acidente.
Os passageiros e os
veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de
comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35
minutos em uma velocidade média de 160 km/h.
O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica
Elisabete II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de
1994.
O túnel possui 50,450 principais: o Le Shuttle, um trem que carrega veículos; o
Eurostar, para passageiros, conectando estações em Londres a Paris e Bruxelas;
e trens de carga.
A Sociedade Americana
de Engenheiros Civis declarou o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O Túnel custou 9 bilhões de libras – o suficiente para pagar a ponte Golden
Gate 700 vezes.
Transmanche Link, a
empresa de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil
desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no
leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil
debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida. Fonte: gigantesdomundo
Que ótimo parece que estamos em um filme futurista, chegar da França a Inglaterra em bem pouco tempo, é um tipo de transporte que deveria ser implantado no mundo, pois aqui no Brasil nas grandes cidades o trabalhador as vezes leva 4h para chegar em sua casa, bom vamos evitar esses comentários que assustam o mundo. Iron Tec
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