Nem jato nem hélice avião impulsionado por ventos iônicos
O futuro está mais perto de nós do que pensamos.
Os cientistas estão sempre trabalhando em projetos para deixar o nosso mundo
mais funcional e nossa vida a mais cômoda possível. O passo que eles deram
agora foi a criação de um avião que é movido por uma unidade de íons, ao invés
de peças e combustível com os aviões normais.
A equipe que criou o projeto é do Instituto de Tecnologia de
Massachusetts (MIT) e foi liderada por Steven Barret. Eles explicaram como
o avião é movido pela eletrodinâmica e como ele usa a propulsão de
estado sólido, não precisando assim de hélices ou motores a jato que usam um
combustível descartável.
"O futuro do voo não deve ser coisas com hélices e
turbinas. Deve ser mais parecido com o que você vê em Star Trek, com uma
espécie de brilho azul e algo que desliza silenciosamente pelo ar", disse
Barret.
A construção dessa aeronave não foi possível antes porque a
tecnologia que existia em outras épocas não proporcionava que ela existisse. Em
1921, por exemplo, os cientistas não conseguiriam criar alguma coisa parecida,
o que anteriormente era visto como uma tecnologia antigravidade.
O que os cientistas criaram e ficaram testando, desde 2016
até esse ano, é uma aeronave de 2,45 quilos, com cinco metros de envergadura.
Nas suas asas têm um monte de eletrodos finos e na frente deles, fios finos. Já
atrás da aeronave, existe um aerofólio, que é como se fosse um cura que ajuda
na decolagem.
Os fios da parte da frente são carregados com 20 mil volts
positivos e os de trás com 20 mil negativos, isso cria um campo elétrico muito
forte. Os elétrons da frente do avião são tirados das moléculas de
nitrogênio do ar para que eles consigam produzir íons. Esses íons vão para a
parte traseira do avião e fazem um vento iônico que dá impulso a aeronave.
"A ideia básica é que, se você ionizar o ar, o que
significa remover um elétron dele, poderá acelerar o ar com um campo elétrico.
Como a força que você recebe se você esfregar um balão em sua cabeça",
explicou.
O avião foi testado em 10 voos e conseguiu voar 60 metros em
cerca de 12 segundos, com uma eficiência de 2,6%. E essa eficiência aumenta
conforme a velocidade vai aumentando, assim como em um avião normal.
A técnica usada foi parecida com a usada em espaçonaves que
vão para o espaço. E segundo Barret, existem algumas semelhanças
significativas. Mas a diferença é que as espaçonaves precisam da
ionização de um combustível e o avião que o MIT desenvolveu não precisa de
nenhum propulsor, apenas seus fios finos e uma bateria de polímero de lítio que
esteja pronta para ser usada.
Propulsores de vento iônico já funcionam no espaço.
Atualmente, essa tecnologia está no estado de protótipo ainda, mas as possibilidades de uso para ela no futuro são inúmeras. Esse sistema de propulsão poderia ser usado em drones, os tornando quase que silenciosos. "Eu ainda não sei se você verá grandes aeronaves transportando pessoas em breve, mas obviamente eu ficaria muito animado se fosse esse o caso", comenta Barrett.
Os testes no avião continuam e agora a equipe já consegue
girá-lo no ar através de um controle remoto. Antes, ele só andava em linha
reta. No final do trabalho, a equipe do MIT faz uma comparação do seu primeiro
voo, de 12 segundos, com o primeiro voo dos irmãos Wright, em 1904, de 11
segundos. Fonte: fatosdesconhecidos
Os motores iônicos já fazem sucesso no espaço, e
deve equipar a nave robtica que a
NASA enviar para capturar um asteroide.
Agora, engenheiros estão o querendo usar um tipo diferente
de motor iônico - um motor de vento iônico - para impulsionar no espaçoonaves,
mas aeronaves. Sendo assim criar uma nova fonte de energia não poluente.
Sim essa é uma tecnlogia que poderá revolucionar o mundo, energia limpa e não poluente, de fato é isso que interessa o futuro.
Iron Tec
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Iron Tec
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