Um grupo de engenheiros europeus está a desenvolver um novo avião mais eficiente e menos poluente graças a uma melhoria do design e à colocação de uma turbina na parte de trás da fuselagem.
Os peritos em aerodinâmica da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, testam o novo conceito num túnel de vento. "A ideia é que o avião tenha três motores, em vez de dois, um motor na parte de trás e dois no meio. Esses motores vão fornecer a eletricidade necessária para fazer funcionar o motor elétrico e a turbina", afirmou Arvind Gangoli Rao, professor de Engenharia Aeroespacial, da Universidade Técnica de Delft, uma das instituições envolvidas no projeto europeu Centreline.
Avião com três motores e menos consumo de energia
O novo sistema acelera o fluxo de ar ao nível da fuselagem, o que permite criar um impulso.
"O sistema usa o ar que circula em torno da fuselagem, que é desse modo reenergizado, o que produz o impulso, usando menos energia, o que melhora a eficiência. O que nos permite reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, sobretudo CO2 mas também óxidos de azoto", disse Arne Seitz, coordenador do projeto europeu Centreline.
O sistema já é usado em barcos e submarinos, mas, as experiências realizadas no túnel de vento mostram que, no caso dos aviões, o sistema provoca mudanças ao nível da fuselagem.
"Neste tipo de configuração, comparativamente ao design tradicional, há uma grande interação entre o sistema propulsivo e a superfície aerodinâmica. Esta interação é muito importante e não podemos minimizá-la durante o processo de design", explicou Biago Della Corte, estudante de doutoramento, na Universidade Técnica de Delft. Fonte: Euronews
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