Patentes de veículos híbridos e elétricos
A fabricante japonesa de automóveis Toyota anunciou a liberação, sem custos e sem pagamento de royalties, de milhares de patentes de tecnologias envolvendo a fabricação de veículos híbridos e elétricos.
E não são tecnologias quaisquer: São as mesmas por trás do Prius, o primeiro carro híbrido produzido em escala industrial no mundo e que já vendeu mais de 13 milhões de unidades.
A liberação gratuita valerá até 2030.
"Tendo em consideração a quantidade de tempo, dinheiro e recursos necessários para desenvolver uma mobilidade sustentável para ajudar a combater as emissões crescentes e continuar a utilizar a tecnologia atualmente disponível, a Toyota Motor Corporation anuncia hoje duas medidas relacionadas às suas patentes e conhecimento técnico para promover ainda mais a uso generalizado de veículos eletrificados," diz o comunicado da empresa.
A primeira medida envolve a concessão de licenças isentas de royalties sobre quase 24.000 patentes, incluindo alguns pedidos pendentes, de tecnologias relacionadas à eletrificação de veículos.
A segunda medida envolve o fornecimento, mediante pagamento, de suporte técnico para outros fabricantes de automóveis desenvolverem veículos híbridos e elétricos, incluindo motores, baterias, unidades de controle de potência (PCUs), unidades de controle eletrônico (ECUs) e outras.
"A Toyota pretende ajudar a promover o uso disseminado de veículos eletrificados e, ao fazê-lo, ajudar governos, montadoras e a sociedade em geral a alcançar metas relacionadas às mudanças climáticas," afirmou a empresa.
Patentes liberadas pela Toyota
A Toyota já disponibiliza 5.680 patentes relacionadas aos veículos elétricos alimentados por células de combustível desde 2015.
Agora, serão liberadas 2.590 patentes relacionadas a motores elétricos, 2.020 patentes relacionadas a PCUs, 7.550 patentes relacionadas a ECUs, 1.320 patentes de eixos integrais, 2.200 patentes de carregadores elétricos e 2.380 patentes de células a combustível (o total de patentes relacionadas a células de combustível chegará a 8.060).
"Com base no grande volume de consultas que recebemos sobre nossos sistemas de eletrificação de veículos de empresas que reconhecem a necessidade de popularizar tecnologias híbridas e outras tecnologias de veículos elétricos, acreditamos que agora é o momento para cooperação. Se o número de veículos eletrificados aumentar significativamente nos próximos 10 anos, eles se tornarão padrão e esperamos desempenhar um papel no apoio a esse processo," disse Shigeki Terashi, vice-presidente executivo da Toyota. Fonte: inovacaotecnologica.com
0 comentários:
Postar um comentário