O trem mais rápido do mundo começou a ser testado no Japão. O trem Alpha-X é capaz de atingir velocidades de até 400 quilômetros por hora. O trem de alta velocidade deve entrar em serviço em 2030, operado pela companhia ferroviária JR East, que irá trabalhar sua velocidade máxima a 360 quilômetros por hora, por questões de segurança.
Isso ajudará a superar o Fuxing Hao, da China, que liga Pequim e Xangai e tem a mesma velocidade máxima. O trem tem um nariz altamente extrudido que ajuda a lidar com a resistência do vento ao entrar nos túneis.
Período de teste pode durar três anos
Com 22 metros de comprimento, esta forma de bico tem apenas três janelas e presumivelmente pouca quantidade de espaço para passageiros que, em vez disso, ocuparão os dez vagões de passageiros do trem.
Alfa-X começa a ser testado na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, correndo entre as cidades de Aomori e Sendai à noite, o período de testes durará três anos.
O Japão introduziu pela primeira vez o trem-bala em 1964 para coincidir com as Olimpíadas de Tóquio. Os trens se tornaram um símbolo da eficiência da mobilidade japonesa. Trens-bala chamados Shinkansens raramente chegam atrasados e partem a cada poucos minutos da estação de Tóquio para cidades de todo o país.
A velocidade do trem e os custos significam que geralmente são preferidos viagens aéreas. O Alpha X será usado para oferecer serviços mais rápidos a Sapporo, a maior cidade da ilha mais ao norte de Hokkaido.
“O desenvolvimento do shinkansen de próxima geração baseia-se nos principais conceitos de desempenho superior, alto nível de conforto, ambiente operacional superior e manutenção inovadora”, disse JR East à Bloomberg.
O trem, enquanto atualmente detém o título de trem mais rápido do mundo, provavelmente perderá sua coroa mesmo antes de iniciar o serviço regular. Uma nova linha maglev está planejada para conectar Tóquio e Nagoya, a partir de 2027.
A linha passará principalmente pelos túneis e terá uma velocidade máxima de 505 quilômetros por hora.
Três tipos de freios
O tempo de viagem entre as duas cidades será feito em apenas 40 minutos, melhorado em relação aos atuais 110 minutos. O Alfa-X, que significa “Advanced Labs for Frontline Activity in Railway Experimentation”, possui vários tipos de freios para ajudá-lo a parar de forma eficiente.
Freios a ar no teto serão usados em conjunto com placas magnéticas próximas aos trilhos, bem como freios de trem regulares.
As curvas são uma zona de problema potencial para trens de alta velocidade – amortecedores e suspensão a ar são usados no Alfa-X para ajudar a manter o equilíbrio e a estabilidade ao passar pelas curvas.
Os dados do trem serão enviados para um centro de controle central e instalações de manutenção para garantir o desempenho ideal e a precisão do cronograma. Fonte: engenhariae.com.br
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