Á uma grande crise da geração de lixo no mundo, e por conta disso foram definitivamente pautados pelas recentes decisões dos países asiáticos, como China e Taiwan, a não receber mais lixo dos países desenvolvido. Já são estimados que 80% do lixo marinho é composto de plástico e que até 2050 terá mais lixo no oceano que peixes.
Sem ter onde descartar o lixo, a União Europeia aprovou uma lei que bane plásticos com uso único (ou seja, descartável), que será afetiva até 2021. Com 560 votos a favor e apenas 35 contra, o parlamento europeu não sucumbiu aos interesses lobistas das empresas de descartáveis e baniu os seguintes itens:
Pratos, copos e talheres descartáveis
Canudos
Cotonete de plástico
E não para por aí! A UE precisa atingir o recolhimento de 90% de recolhimento de garrafas plásticas até 2029 e reciclar pelo menos 30% destas até 2030. E os responsáveis financeiros por essa medida serão os próprios fabricantes das garrafas!
Chás para baixar
o colesterol
As empresas de tabaco também precisarão participar nos custos do recolhimento de bitucas públicas, bem como as empresas de rede de pesca que precisa monitorar os oceanos e recolher o lixo gerado.
Todo este custo, é claro, deve ser de alguma forma repassado para os consumidores e, de uma forma ou de outra, acabamos pagando a conta. Mas a notícia é ótima para manter a responsabilidade onde sempre deveria ter ficado!
Segundo Frédérique Ries, a nova legislação apresentada deve reduzir os custos ambientais em 22 bilhões de euros, causados pela poluição plástica, até 2030. “O objetivo agora é pressionar outras nações a adotarem medidas similares, já que a natureza do problema da poluição marinha é de todo o mundo. Fonte: engenhariae.com.br
0 comentários:
Postar um comentário